Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Estamos prontos?

Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil ENEM

O tema da prova do ENEM 2017 nos faz refletir sobre nossa formação profissional como educador diante dos milhares de desafios da educação inclusiva.

Os surdos formam uma comunidade – são mais de 10 milhões somente no Brasil –, com cultura própria e, sob o escopo do Bilinguismo, com língua própria, porém a formação educacional de surdos no Brasil não depende apenas do reconhecimento da Libras como língua oficial.

Pela primeira vez, o Enem terá videoprovas em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A prova em Libras é um recurso que facilita a realização do exame para surdos e pessoas com deficiência auditiva que, por terem sido alfabetizados na linguagem dos sinais, têm mais dificuldade para realizar provas escritas.

Na Videoprova Traduzida em Libras, as questões e as opções de respostas são apresentadas em Língua Brasileira de Sinais por meio de um vídeo. O recurso terá o mesmo número, ordem e valor de questões da prova regular, além da garantia de qualidade e normas de segurança máxima de todas as provas do Enem. Só não serão integralmente traduzidas para Libras as questões de Língua Estrangeira Moderna. Nessas questões, somente os trechos originalmente em português serão traduzidos para Libras.

O tema da redação deste ano segue a tendência das últimas edições do Enem, que costuma abordar temas sociais. No ano passado, o tema foi Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. Violência contra a mulher, publicidade infantil, lei seca e movimento imigratório também foram abordados nos últimos anos.

Leia no artigo do Instituto Itard sobre a Formação Educacional do Surdo no Brasil.

Curso gratuito de LIBRAS

Vamos começar a mudar o Brasil?

Essa ação pode vir de você agora mesmo. Ser fluente em LIBRAS é um desafio real para quem não convive com a língua diariamente, mas compreender alguns aspectos básicos já ajuda e muito.

O Instituto Itard disponibilizou um curso gratuito de LIBRAS para você dar o seu primeiro passo para ser um profissional mais inclusivo no futuro.

Acesse o link: Curso Online gratuito de LIBRAS 20h


Recomendado para você

7 dicas VENCEDORAS para você ganhar a designação de 2018!

Cursos para Professor de Apoio da SEE MG: Saiba Quais Cursos Fazer

Designação SEE MG: Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo ou Terapeuta Ocupacional – Analista de Educação Básica – AEB

Problemas com credenciamento dos certificados para as designações?

Diferença entre Curso Livre e Curso de Extensão Universitária

RESOLUÇÃO SEE Nº 3 643, DE 21 DE OUTUBRO DE 2017







Equipe Designação

Equipe Designação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *