Pergunta: no cargo AEB (psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social) o curso de aperfeiçoamento ou atualização é necessário que seja na área de educação especial?
Resposta: Recomendável que sim. Apesar de não estar explícito isso na resolução, a área onde o profissional irá trabalhar é educação especial. Portanto ideal é que o curso de 160 horas seja na área de educação especial, visto que é para atuar nessa área e exercer funções relacionadas a educação especial dentro da sua formação. Pode ver que a pós graduação que pede como primeiro critério é de Educação Especial ou Educação Inclusiva e como segundo critério um curso de 160 horas.
Você sabia? Na Educação Especial todas essas áreas se conectam, por exemplo, para ilustrar: o fisioterapeuta recomenda a melhor adequação postural, a fono inicia um trabalho de comunicação alternativa, o terapeuta ocupacional indica o equipamento que irá proporcionar maior autonomia, o psicólogo estabelece um plano de desenvolvimento a ser cumprido e o assistente social garante que o aluno irá receber todos os equipamentos, recursos e apoio familiar e escolar de que precisa.
Especialista, seja você formado em Serviço Social, Fono, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional ou Psicólogo, meu recado é: a educação especial fica quase impossível sem você!
Dúvidas? Veja nossos vídeos no Youtube
Recomendado para você
> 7 dicas VENCEDORAS para você entrar na designação de 2020!
> Cursos para Professor de Apoio da SEE MG: Saiba Quais Cursos Fazer
> Problemas com credenciamento dos certificados para as designações?
> Diferença entre Curso Livre e Curso de Extensão Universitária